quarta-feira, setembro 14, 2011

O novo valor da escola pública


Como sintoma de mudanças sociais recentes assiste-se hoje a uma migração abrupta de muitos alunos da escola privada para o ensino público, contrariamente ao que se vinha verificando nos anos mais recentes, no qual a escola privada assumia um papel preponderante na formação dos alunos da classe média. Esta mudança social em termos de educação é resultante da dificuldade económica que atravessa muitas famílias da classe média, e na qual a aposta numa educação de qualidade é deixada para um plano secundário. Digo isso, pois o início do novo ano letivo em escolas públicas tem sido marcado por um grande fluxo de viaturas automóveis (para transportar os alunos), muitas delas viaturas topo de gama. Ou seja, foi muito mais simples cortar na educação dos filhos do que em bens supérfluos como férias e viaturas automóveis (entre outros).

Por outro lado, também não estaria a ser correto se não considerasse que a qualidade das escolas públicas tem manifestamente sido melhorada significativamente. Atualmente, muitas delas, possuem infraestruturas e condições técnicas inegavelmente superiores às escolas privadas. Contudo, será que esta melhoria em termos de infraestruturas se traduz diretamente numa melhor qualidade de ensino?
Na minha opinião, julgo que não, ainda por cima com os recentes cortes financeiros anunciados pelo Governo e impostos pela Troika. Não basta ter boas condições físicas inatas, mas é preciso considerar os custos de manutenção dessas infraestruturas, e também de interligar estes espaços físicos com uma clara aposta na formação e motivação dos recursos humanos das escolas. Este aspeto está longe de ser conseguido, e iremos caminhar para uma sociedade no seu global pior preparada para o mercado de trabalho e com uma consciência social cada vez menor. Estaremos, portanto, a hipotecar muito do futuro das nossas crianças se continuarmos por este rumo.

Sem comentários: